quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sobre a moda dos sumos

Hoje em dia é quase impossível visitar um blog que não fale dos sumos detox.
Há modas como as sandálias ortopédicas da Zara, e depois há destas. Que venham mais. Destas, que as sandálias já não se aguentam.

Adiante, eu bebo os tais sumos.
Não por ser giro, por ser cool ou lá o que se costuma dizer.

Desde o início do ano que a minha alimentação mudou, durante uns meses radicalmente.
Durante o mês passado voltei aos hábitos antigos, mas voltei a dar a volta à coisa.
O que fiz, essencialmente, foi reduzir a quantidade de hidratos de carbono (sobretudo massas, arroz, batatas, pão) diariamente. Isso faz toda a diferença. Mas voltando aos sumos, o grande benefício é obrigar-me a ingerir legumes e frutas que nunca tenho vontade de comer. Simplesmente não como. Ponto.

Onde quero chegar é: os sumos de que tanto falam são bons, essencialmente, por isso. Não são milagrosos, não "emagrecem", não desintoxicam sem mais nem menos.
Para quem, como eu, não tem o hábito de comer fruta ou vegetais regularmente, é óptimo.
Para quem, como eu, quer comer com consciência e sentir-se mais leve e saudável, é óptimo.
Para quem, como eu, quer emagrecer, nem sempre é assim tão óptimo.

Tendo estudado e pesquisado quase todas as dietas à face da terra, experimentado 80% delas, cheguei à conclusão que, para mim, o que funciona melhor é cortar nos hidratos. Mas isto acontece com muita gente. Dietas proteicas, apesar de difíceis de seguir em alguns casos, funcionam sempre se conseguirmos ganhar bons hábitos (e mantê-los). Ora, o que acontece é que os sumos verdes estão carregadinhos de hidratos de carbono, os açúcares da fruta. E não se esqueçam que a fruta também tem calorias.

Por este motivo, o simples facto de começarem a beber um sumo por dia, não significa que vão emagrecer. Não se enganem com o que lêem em todo o lado, informem-se, pesquisem. Os sumos farão toda a diferença, sim, se os vossos hábitos alimentares mudarem para melhor, no geral.
E, ainda assim, se o objetivo é perder alguns quilos, escolham mais vegetais ou frutas menos calóricas. Substituam, por exemplo, a torrada do pequeno-almoço ou lanche por um sumo, se conseguirem. E acima de tudo, tentem cortar nos açúcares. Vão notar uma diferença e-n-o-r-m-e.

Eu, por exemplo, faço sumos com melancia, ananás, kiwi, maçã, morangos ou frutos silvestres e muitos (mesmo muitos) espinafres. Mas vou variando. Misturo com meio litro de água e bebo, tudo, durante a manhã. O aspeto é mau, no geral. Umas vezes fica verde, outras, castanho. Mas juro, JURO que sabe lindamente.
Fresco, saboroso, sabe apenas à fruta. Não se sente os espinafres de forma alguma.
Experimentem, mas, acima de tudo, informem-se.




Em relação a calorias, nutrientes, e tudo o resto, não acaba aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário